19/03/2006

já ando para fazer isto há algum tempo...

pois, tenho-me lembrado de coisas interessantes para partilhar com bós! ah, mas há tanto para fazer por cá, nem que seja só ir beber uma jola com a malta, que se me esqueço!...

Queria partilhar alguns factos absolutamente desinteressantes acerca do sistema de transportes públicos aqui em Aix-La-Chapelle...
Há que dizer que praticamente todos os condutores estão ao nível da loucura Tuga! quantas vezes não me ia eu espetando contra alguém por quase daquela curva bem feita!... Medo! e... como a maioria de todos os condutores de autocarros, não são lá muito simpáticos... "Guten Tag!" resposta do outro lado: " "... feios!...
Há mais gaijas ao bolante destes tós que em Lissabon! São, claro, umas grandes malucas!
oh, e o pormenor de classe! Quando estão parados no terminal ou no sítio onde trocam os condutores e há tempo para uma nicotinazinha, cá nada de vir cá para fora ou escancarar as suas janelas! É mesmo ali e quem não gostar, paciência!
Em Ponttor, que é uma piquena zona de Aachen, há uma paragem de tós onde por lá passam para aí umas 8 ou 9 "linien" e costuma estar lá um senhor, já bem cota, que "trabalha" para a ASEAG e vai dando indicações às pessoas que olham para o placard e decidem se esperam ou se se põem a andar e que tó poderão apanhar. Mete-se com os condutores todos e é um porreiraço!
A dúvida que permanece é se ele sequer alguma vez trabalhou para a empresa! Mas pelo menos conhece toda a gente! Personagem caricata!
Bem, continuando... Há muitos carros daqueles articulados! já andei até num que tinha 3 bocados! Foi o delírio! Quando estes piquenos arrancam, desinclinam-se todos, depois de apanharem todas as pessoas que vão aparecendo e seguem drasticamente o seu caminho!

Um pormenor também desinteressante é o facto de se poder entrar por qualquer lado do tó e ninguém pede para ver passe nem há nada para o activar ou assim! Se não tiverem passe, entrem pela frente e peçam um bilhete ao sr ou à sra condutor(a), explicitando onde tencionam sair! (tarifas diferentes...) se tiverem bilhetes pré-comprados, há um validador perto do condutor, mas uma vez mais fica à vossa consciência... Isto é o avacalhanço total! Este sistema nunca funcionaria em Tugal... se há penduras nos eléctricos, já estou mesmo a ver que ninguém ia comprar passes, nem bilhetes... só algumas pessoas mais conscienciosas!
É preciso mais atenção à noite! Aí, às vezes, os condutores pedem para ver o passe! Mas há que dizer com frontalidade: se há "picas" ou "srs revisores", nunca os vi! (mas que los ai ai! como as bruxas!)

olha, ainda havia mais qualquer coisa, mas de momento não me recordo...
Fica para outro post!
Agora vou mas é apanhar sol e frio! Vou passear e vocês, também!

1 comment:

headache said...

Vais passear de autocarro?