10/03/2006

Che! Já estou na Germânia!

Pois é, pois é! ainda não tinha feito um post a contar que já cá estou e como é que toda esta experiência está a ser!... Shame on me!...

Bem, é uma cidade gira, antiga, muito plana, arejada, cheia de malta nova estudante e respectivas bicicletas! Há muito para ver e explorar! Ultimamente tem sido necessário ter cuidado com a profusa precipitação sob a forma líquida que se faz sentir! (Há que distinguir da que ocorria quando cá cheguei, que vinha na forma flocular, gelada e que cobriu toda a cidade com um manto branco!)
Aconselho vivamente uma ida a Carolus Thermen, que é como quem diz: as Termas do tio Carlos Magno!
"For two thousand years, Aachen's thermal baths with their high level of minerals and trace elements have stimulated and pampered the body and the senses. There are more than thirty, with temperatures reaching 74 C. The Romans called their spa 'Aquae Granni', the springs of Grannus, the Celtic god of water and health. Since then the cures have been developed. The time when emperors came to find new energy is long gone. But true to tradition, every visitor to Aachen's spa is treated like a king!" Quem o diz são os senhores responsáveis pelo belíssimo site sobre o local que me acolherá nos próximos seis meses, mais coisa menos coisa!

Para quem não sabe, Aachen ou Ais-La-Chapelle ou Aken foi o centro do Império de Charlesmagne e onde o senhor recebeu uma rodela de oiro toda linda e reluzente para pôr na cabeça em dias importantes e de festa, que dá pelo nome de coroa! Isto tudo passou-se na Dom (ou Catedral!), local a visitar e, se possível, com guia para verdadeiramente aprender a história toda! É lindessérrima, como diz uma amiga minha, e forradinha por dentro a mosaico bizântino (quem não souber o que é vá a uma biblioteca e veja um livro de arte antiga que estará tudo bem explicado e bem ilustrado!), ou seja, uma verdadeira obra de arte!

A universidade, RWTH-Aachen, é como os cogumelos! Aparece em todo o lado! olha-se e lá está um edifício que de algum modo está ligado às actividades desta mui grande e importante universidade europeia! É só escolher o tema que eles têm! Se não tiverem, pensam um bocadinho sobre isso e decerto passarão a ter! ;)
Estou muito bem instalada lá! Por vezes, tenho algumas dificuldades de comunicação, porque ich spreche nicht Deutsch, mas, regra geral, ultrapassa-se com um: "Sprachen Sie English?" (o mesmo se aplicando a comunicações com os nativos pela cidade fora!)
No meu lab, ele há toda uma panóplia de trabalhadores, de todó tipo e nacionalidade! Claro que a mai linda e simpática sou eu! (ai de quem me contrariar que leva já uma mordidela no pescoço ou orelhinha e fica sem sangue!) mas há pessoas muito simpáticas e prestáveis, nas quais incluo o meu supervisor, Michael. Um porreiro, pouco mais velho que eu e já um grande génio PhD lá do sítio!

A residência onde estou é como qualquer outra, só que esta tem uma concentração elevadíssima de alemães, mas encontram-se também outros elementos de outras nacionalidades que tornam a população mais variada, colorida e simpática! como, por exemplo, eu! Ando ainda com algumas dificuldades em coordenar os meus horários normais com os desta gente! jantar às 18h30 não é normal! (e no Instituto onde estou... que a malta começa a ir para a Mensa - vulgo: cantina - às 11h30, se não for mais cedo...) Bem, e são 23h cá a uma sexta feira e ninguém está no conbíbio!?!?!?! A maioria até está de férias!... não é para perceber...

Para já não posso mostrar fotografias, porque digamos que ainda não revelei o rolo e depois ainda vou ter de "escanear" tudo... Dêem-me algum tempo e rectifico esta situação!
Para os mais interessados e curiosos, posso deixar-vos os sites para verem por vós!
www.aachen.de
www.rwth-aachen.de

Com os melhores cumprimentos, eu!

1 comment:

headache said...

Brilhante, morceguinho! Esperamos essas fotos...