21/01/2006

The Elephant Man

John Hurt como Elephant Man. Excelente actuação premiada com uma nomeação para os Óscares.

Filme de 1980, que toda a gente:

a) Já viu
b) Já ouviu falar

sobre um caso verdadeiro da Inglaterra Victoriana. Um homem terrivelmente deformado por uma doença congénita é escravizado por um saltimbanco, onde é obrigado a mostrar as suas deformações todas as noites ao público, até que um médico, Frederick Treves (excelente interpretação de Anthony Hopkins), o salva e lhe restitui uma dignidade há muito perdida.

Valeu a David Lynch uma nomeação para Oscar de melhor realizador, o que foi um verdadeiro feito para o segundo filme de um realizador alternativo que antes só tinha para mostrar uma longa-metragem intragável para Hollywood e uma colecção de curta-metragens super-obscuras (e extremamente difíceis de achar). O filme foi nomeado para 8 Oscares e ganhou... nenhum. Começava aqui a guerra contra Hollywood.

Produzido por Mel Brooks, embora o seu nome não apareça em lado nenhum, para não dar nenhuma conotação negativa ao filme - tinham medo que as pessoas o fossem ver pensando que se tratava de uma comédia.

Um filme bastante acessível, filmado em preto-e-branco. Aliás, os três filmes que Lynch fez baseados em histórias que não foi ele a escrever (Elephant Man, Dune, Wild at Heart) são no geral bastante mais acessíveis ao público.

Coming up next: o gigantesco flop que foi "Dune"

No comments: