24/01/2006

Blue Velvet

Frank Booth (Dennis Hopper) inspira mais um pouco de nitrato de amilo. Não tarda nada estaria a ouvir "In Dreams" de Roy Orbinson e a violentar Jeffrey (MacLachlan)

Isabella Rossellini como Dorothy Vallens. Depois de acabarem as filmagens enrolou-se com Lynch, tendo a relação durado até um pouco depois do lançamento de Wild at Heart em 1990.

Corria o ano de 1986 e Lynch lança o seu filme mais perturbante até então: Blue Velvet. Uma viagem ao coração da América Profunda, onde tudo parece bem e todos andam felizes à primeira vista, revelando todo o horror e escuridão quando se olha mais atentamente (uma das cenas iniciais é um bom exemplo disso: o zoom sobre o relvado perfeito e verdejante culmina com os insectos a degladiarem-se).

Interpretações magistrais de Isabella Rossellini (que nunca tinha actuado nem cantado antes) e de Dennis Hopper. Dennis Hopper é Frank Booth, um psicopata sádico que força Dorothy numa relação sado-maso (em versão light, miudagem, não se assustem, não há cabedal e correntes) enquanto mantém o filho e o marido destas sob rapto. Dorothy não age porque entretanto aprendeu a gostar deste masoquismo (Sindrome de Estocolmo? Possível).

A situação inverte-se quando Jeffrey decide meter-se a fazer investigação própria e as coisas se baralham, acabando numa espiral descendente de violência culminando com a destruição de Booth. Aí, tão depressa como tinha começado, tudo volta a ser claro, luminoso e idílico, tudo volta a estar bem com o mundo.

Uma verdadeira obra-prima, que toda a gente deveria ver pelo menos uma vez antes de morrer. Nunca o surrealismo foi tão acessível. A partir deste filme Lynch ganhou uma base de fãs fixa, atraindo-os com as suas imagens e histórias incomuns.

De notar ainda que aqui se iniciou a relação de trabalho com o músico Angelo Badalamenti, relação que se mantém até hoje. Aliás, Lynch é conhecido por ser "fiel" às pessoas com quem trabalha, repetindo-os de filme para filme, quer seja equipa técnica quer sejam os actores: Laura Dern em Blue Velvet, Wild at Heart e no novo INLAND EMPIRE, Kyle MacLachlan em Dune, Blue Velvet, Twin Peaks e Fire Walk With Me, Sheryl Lee em Twin Peaks, Wild at Heart e Fire Walk With Me, Grace Zabriskie (idem), Sherylinn Fenn (idem, excepto FWWM), Harry Dean Stanton (Wild at Heart, The Straight Story, INLAND EMPIRE) e Jack Nance (tudo até morrer, portanto, só ficou de fora da lista o Mulholland Drive).

Resumindo: ver Blue Velvet. Obrigatório.

No comments: