25/05/2007

Algum tempo depois...

...eis-me de volta a partilhar divagacoes!
Há quanto tempo ando para me manifestar como deve ser... bem, há que explicar: após 3 meses em casas "emprestadas", mudanca final para um apartamento MEU totalmente vazio, de onde, só para a semana, terei acesso à interné e estarei menos isolada do "mundo exterior"! (raios partam os tipos da T-Com que nao tinham nada que entrar em greve antes de me fazerem a ligacao telefónica e internética... já estou à espera há mais de um mês...) A eficiencia alema é, por vezes, um grandessíssimo mito! Por outro lado, há que esclarecer que eles nao comem só salsichas e Sauerkraut! mas isso sao outros 25 tostoes...

Devo dizer que uma pessoa nao se apercebe quao complicado é mudar de casa para uma "tábua rasa" até nos acontecer. E o pior ainda é fazê-lo num país que nao o nosso e onde a Língua nao é "dominada" por nós. Todas as aquelas "piquenas coisas" tornam-se muito mais complicadas: que servico de telefone/net escolher? que plano de electricidade? que fogao/forno comprar? TV, sim ou nao e que servico, satélite, cabo ou antena?
Todos os papéis vêm escritos em alemao, por vezes, a atirar para "legalês"... Muito fácil para decifrar, obviamente! e os sites, é como em todo o lado, só alguns têm versoes em inglês ou outra Língua qualquer. Viva o meu super-dicionário e o Leo.
Há 3 dias recebi finalmente o meu contrato de telefone e só apanhei metade do que estava lá. Pedi ajuda a um amigo boche e mesmo assim ficou uma parte por perceber... Enfim, "mea culpa" eu é que quis vir para este sítio... O que me vale é que sou "Tuga", por isso, perita na arte do desenrascanco!

Vivam as diferencas linguísticas e culturais! E viva a burocracia e os teclados sem "til" nem c cedilhado! (bem, estas últimas se calhar nao...)

5 comments:

headache said...

haha!
Se decifrar em português já é tramado... quanto mais em alemão...

Maria Vinagre said...

Casa remodelada, companhia... ena! ena!

Chamaram o "Querida Mudei a Casa?"

wednesday said...

Boa boa:D
Já estás a ficar instaladinha. Ter o nosso canto é importante, ainda para mais agora o tempo que vai ficar aí é um bocadito mais alargado.

E festa de inauguração? A malta leva uns copos e um moscatelzito cá da tugalândia e faz-se a comemoração;)

headache said...

Maria: chamámos o "Querido, andei a limpar debaixo do sofá e encontrei umas cuecas que não são minhas, como é que explicas isto?"

Morceguinho said...

Venham cá ter! É na boa!
Espero-vos impacientemente! e tragam-me azeite e uns pastelinhos de nata, pá!

e hei de seguir mais umas dicas do excêntrico do "changing rooms" ;)
Ele domina!