02/07/2007

Fim de semana diferente

porquê? perguntais vós! Porque fui a Bruxelas! A "Capital Europeia", a cidade das gauffres e do chocolate, onde se pode ver o Manneken Pis, etc, etc...



Para quem nao conhece, aconselho o passeio! Para quem conhece, olha, sabem do que falo!
Museus à "pázada", jardins, realeza, contrastes arquitectónicos, cultura, gastronomia, moda... Tudo está à mao de semear (ou ao autocarro de apanhar!)

Um problema para mim é que me parece sempre que esta cidade está em obras e desoriento-me um bocadinho desde a última visita, mas é temporário!

Outro factor "surplus", pelo menos para mim, elemento da comunidade "emigra", é o facto de poder encontrar "Tugas e tuguices"! O senhor do restaurante, o café que se serve, a senhora a falar ao telefone, o aviso num café "temos doces portugueses" (em francês e neerlandês)... Desta vez, até havia uma exposicao do nosso Columbano Bordalo Pinheiro!
Nada mal para uma "crianca" desterrada como eu!
E descansar do esforco de ouvir e falar alemao a toda a hora?! Francês é-me mais natural (se calhar porque aprendi na escolinha!) e, sendo mais parecido a português, dá para desenrascar muito melhor quando for necessário! eheh! Por outro lado, assustei-me quando me apercebi que, volta e meia, percebia um bocado do que a malta flamenga dizia! Lavagem cerebral alema???? MEEEEEDO!

Foi um belo fim de semana, apesar do tempo esquisito, foi diferente de ficar por Aix-La-Chapelle. E comi e bebi muito bem!

Bruxelles, à bientôt!

4 comments:

wednesday said...

Bem, é engraçada, mas há sítios melhores... É bom por ser perto de Aachen, é muito mixed cultures, ou não fosse a sede do parlamento europeu. Tem vários sightseeing... Mas o pior é o Manneken Pis, que o raio do boneco é minúsculo e ainda por cima tem de levar com fatiotas do piorio! :P

Restelo said...

Da última vez que fui a Bruxelas tive a oportunidade de ver o tapete de flores na Grand-Place (já era a quarta vez que ia a esta cidade). Isso sim, é um espectáculo único!! Aconselho. Pena que não ocorre todos os anos...

Alexandra said...

Adoro a Bélgica! Detesto os Belgas...

Também me perco sempre em Bruxelas, Bruges, Leuven... será que eles fazem de propósito!

Mas bom, bom é aparecer o Tuga contente por ver outro, a oferecer o belo do pastel de nata!

Morceguinho said...

Pois há sítios mais bonitos para visitar, sem dúvida, mas ir a uma cidade grande com uma grande mistura de tudo é uma boa mudanca!
Quanto ao Manneken Pis, é uma estátua muito piquena, é verdade. Mas de todas as vezes que estive em Bruxelas e por lá passei nunca o vi vestido!!! Por outro lado, como desta vez fui ao museu da cidade, vi a história toda, lenda e vestimentas do piqueno! é uma loucura...
Tenho de tentar ver o festival das flores que é lindo lindo!

Creio que a próxima ida à Bélgica será em Agosto ou Setembro para conhecer a costa! Até lá fico-me por aqui ou dou pulinho à Holanda.