09/09/2006

Som #36 - "antigamente é que era"

Soundgarden - Black Hole Sun

Ainda o tio Chris Cornell se dava com os outros elementos da banda. Matt Cameron (o baterista) juntou-se depois da destruição aos Pearl Jam (perdoem-me os puristas, mas este sim é o baterista que os PJ sempre precisaram). Kim Thayil e Ben Shepherd desapareceram na obscuridade e mal se fizeram notar novamente. O tio Chris, obviamente, lançou uma carreira a solo com algum sucesso e agora anda a cantarolar com os Audioslave.

Porque é que as bandas boas acabam sempre por se auto-destruir? Alice In Chains, Faith No More, Death from Above 1979... poderia continuar, muitas há nesta situação.

Porquê Soundgarden e não Audioslave? Simples: gosto mais de Soundgarden. Música mais rica em texturas e com menos medo de experimentar (conferir spoonman ou The Day I tried to Live para prova). Embora o Tom Morello fosse muito inventivo com os Rage, nunca fui grande fã desse estilo particular. Com os Audioslave aparentemente ficou mais manso. Pena o Chris não tocar mais guitarra na banda.

Esta música: Brilhante. Mais que o "Smells like teen spirit", esta é para mim a música mais emblemática da geração grunge.

Este vídeo: Brilhante, na sua surrealidade. Parece algo saído de um filme de David Lynch. Foi praticamente banido da MTV devido às suas imagens perturbadoras. Nice.




Letra:
In my eyes, indisposed
In disguise as no one knows
Hides the face, lies the snake
The sun in my disgrace
Boiling heat, summer stench
'Neath the black the sky looks dead
Call my name through the cream
And I'll hear you scream again

Black hole sun
Won't you come?
And wash away the rain
Black hole sun
Won't you come?

Stuttering, cold and damp
Steal the warm wind, tired friend
Times are gone for honest men
And sometimes far too long for snakes
In my shoes a walking sleep
And my youth I pray to keep
Heaven send hell away
No one sings like you anymore

Black hole sun
Won't you come?
And wash away the rain
Black hole sun
Won't you come?

Hang my head, drown my fear
Till you all just disappear

No comments: