20/09/2006

Primeiras Impressões de Tomar

1 - A cidade é muito bonita para se visitar, mas um inferno para o visitante comum que não mora cá. Passo a explicar:
Não há lugares de estacionamento, pura e simplesmente. Das duas noites que já cá fiquei, passei montes de tempo à procura de um lugar para deixar o carro. Escusado será dizer que nunca ficou minimamente perto do sítio onde estou (mínimo de 5 minutos a pé). Existem silos de estacionamento, mas das duas uma: ou se é residente, ou se paga o c* e três tostões para deixá-lo lá por uma noite. No thank you.

2 - Sofre de problemas de interioridade: É QUENTE.

3 - Estou alojado na Residencial Cavaleiros de Cristo. Estou bem instalado, mas o quarto é microscópico e se tiver 3x4 metros já é muito. Ao menos tenho casa-de-banho no quarto e lençóis limpinhos todos os dias. Tenho é uma bela vista para uma parede. Os quartos do outro lado têm vista para o Rio Nabão.

4 - Nesta cidade parece que tudo tem uma referência religiosa: Cavaleiros de Cristo, Convento de Cristo, montes e montes de Igrejas, cruzes por todo o lado, nomes de ruas consagrados a santos e divindades variados. Até tem uma sinagoga que foi convertida em museu.

5 - Tomar tem cerca de vinte mil habitantes, dos quais cerca de dois andam na rua à noite. Completamente desértico, até os cafés estão fechados ou vazios. Nem cães vadios andam aqui a rondar. De notar que os passeios andam sempre limpíssimos.

6 - Fui conhecer o Torres Shopping, em Torres Novas (uns 25-30 lm de distância). Ninguém sabe estacionar. Os tracinhos no chão que delimitam os lugares estão lá simplesmente para enfeitar porque metem os carros todos tortos E a ocupar dois lugares à vez. Impressionante. Na zona das comidas, trabalham com uma parcimónia a que este menino de Lisboa se custa a habituar. E tem moscas. Muitas moscas.

*EDITADO*

Mais pensamentos as they come...

No comments: