30/06/2009

Protestos à séria - com o maior civismo

Quando estive em Bruxelas na sexta-feira dia 19, os agricultores do paísdecidiram que era um bom dia para organizar um protesto. Para terem a certezinha absoluta que seriam ouvidos pelos políticos, nada como:

1 - Bloquear os acessos ao aeroporto de Bruxelas.
2 - Numa sexta-feira de tarde, quando muitos dos eurodeputados estão a voltar para casa. Também acontece ser dia de reunião do conselho europeu, logo muitos ministros e chefes de estado também lá estão nesse dia e vão de tarde de volta para o seu país.
3 - O resultado parece-me ser óbvio: não há ninguém, de todos os políticos presos no trânsito (eu também lá estava, mas não sou político, antes a morte que tal sorte) que não tenha ficado a conhecer o motivo do protesto.
4 - Quando a polícia começou a chegar aos pontos de bloqueio, os agricultores, com uma grande cultura cívica, retiraram os seus tractores de modo a deixar o trânsito fluir novamente. Sem gritos nem choradeiras. Já tinham marcado presença e sido entrevistados para as televisões.

Confirmei uma coisa que sempre suspeitei: o Chico-Espertismo/desenrascanço não são, nem nunca foram, características exclusivamente portuguesas. Vendo-se impedidos de prosseguir pela estrada, várias centenas de automobilistas decidiram ir por onde não havia tractores: pela relva. Prova fotográfica em baixo:


Até a senhora que me estava a dar boleia até ao aeroporto já estava a apontar a sua Audi A4 Avant no sentido do pasto quando de repente se abrem as estradas à nossa frente e lá chegámos "calmamente" às partidas.

Obviamente ligeiramente atrasado para o voo. E cheio de fome, já eram 16h00 e eu sem almoçar. Decidi comer alguma coisa a correr (Pizza Hut) e passar cerca de meia-hora a desesperar no controlo de segurança. Vou a correr para o portão de embarque, onde já sou um dos últimos a entrar. Mas escusava de ter corrido. Sua Exa. o Sr. Primeiro-Ministro de Portugal, um tal de J. Sócrates, chega ao avião com uns 15 minutos de atraso (não o poso culpar muito, o controlo de segurança era a lentidão que era e os agricultores tinham emprenhado o trânsito todo...).

Resumindo e concluindo: Agricultores portugueses (e demais classes profissionais), se querem ser ouvidos, basta uma pequena força de 3 ou 4 tractores para bloquear a garagem do parlamento, que garanto-vos que serão ouvidos! Pelo menos, ficam a saber quem vocês são e o que querem.

26/06/2009

15/06/2009

Acho que nunca serei um "deles" - parte 2

Os holandeses são verdadeiros mestres na arte do pedalanço. Isso é reconhecido. Fazem tudo de bicicleta. Ir para o trabalho, ir às compras, ir para a night. São capazes de fazer balanços impossíveis, como transportar alforges cheios de sacos e ainda pendurar sacos nos guiadores, que agarram com uma só mão,porque a outra está ocupada a agarrar um ramo de flores. São capazes de fazer kilómetros de mãos nos bolsos quando está frio.
Eu, nabo, me confesso. Se tiver uma comichão na cara enquanto pedalo, e levo a mão à zona incómoda para aliviar o prurido, não consigo andar em frente. Nabice pura, eu sei.
Agora, estar a andar de bicicleta, com o pavimento molhado, e a tocar guitarra ao mesmo tempo, como vi no outro dia junto à estação de EIndhoven, já não é só prática. É puro show-off!

10/06/2009

Acho que nunca serei um "deles" - parte 1

Olá leitores, desta feita escrevo-vos ao vivo de Eindhoven!

Em Eindhoven chove. Muito. Em modo esquizofrénico. Se uma pessoa não gostar do tempo aqui, basta esperar 15 minutos. E quando começa a chover, poucos correm a abrigar-se.
Ou sequer abrem um chapéu-de-chuva.
Ou tapam a cabeça.
Continuam na sua vida normal, o que para eles é um evento normalíssimo (chuva), para nós continua a ser um evento disruptivo.

(cheguei a ver um homem sentado na esplanada à chuva, bebendo descontraidamente a sua cerveja. QUe ia ficando progressivamente aguada)


03/06/2009

Som #61 - Literal Video Version

"Bonnie Tyler" - Total Eclipse of the Heart (Literal Video Version)



"I guess that means he just flipped me the bird"
"Spin-around Ninjas"
"I'll pose like Rocky tonight!"

Quase todo este vídeo é quote material. Ri-me até mais não.

01/06/2009

Ainda sobre o vício

O facebook é de tal maneira uma página omnipresente no meu firefox, que fiquei a saber por ele que o voo AF 447 tinha desaparecido antes de aparecer no Público on-line

Vício


É uma grande ferramenta anti-produtividade, não haja dúvida...