14/06/2006

New Order - Blue Monday

Continuando na linha do vídeo anteriormente mostrado (Maria Vinagre, não encontrei essa dos Stranglers no youtube... isso alguma vez teve videoclip?), temos agora a vida pós-Joy Division.

Ian Curtis, um bocadinho farto da epilepsia, da mulher, da amante, dos Joy Division, etc., pendurou-se com o cinto na cozinha de casa (isto depois de ter expulsado a mulher dele, que lá vivia desde que ele fora "expulso").

Agora começam os factóides curiosos. Os Joy Division começaram a vida como Stiff Kittens. Esse nome nunca pegou e muito rapidamente mudaram o nome para Warsaw. Fizeram meia-dúzia de concertos com esse nome muito esquerdista (vinha de Warsaw Pact - Pacto de Varsóvia) até descobrirem uma banda de Londres com o mesmo nome. Nova reunião de banda e surgem com o nome Joy Division?

Joy Division?

Isso não era o nome dado a um conjunto de escravas sexuais dos Nazis que foram especialmente seleccionadas para poderem produzir os mais puros membros da raça ariana (i.e. os membros superiores do partido usavam e abusavam delas)?

Era. Mas que se f**a. A editora deles (Factory, ver o glorioso filme 24 Hour Party People - é glorioso e deveria ser obrigatório vê-lo na universidade) também tinha uma banda chamada The Durutti Column. Se não sabem quem foi Buenaventura Durruti (reparem na mudança das consoantes) e o seu papel na Guerra Civil Espanhola, poderão ler mais aqui.

Tocam tocam tocam, lançam dois albúns de originais (um deles depois do Ian brincar aos baloiços no tecto) e um de outtakes (Still). Podemos agradecer ao Miguel Esteves Cardoso (sim, o nosso MEC) o facto de haver Joy Division em Portugal, porque ele era fã de tal maneira que foi ele buscar as masters dos albuns deles a Londres para poderem ser editados em Portugal.

Os outros membros da banda - os que ainda respiravam - nunca pensam em desistir. Arranjam um novo nome. New Order.

New Order?

F**a-se, foram arranjar desta vez uma expressão que foi levantada do Mein Kampf. Nunca aprendem, estes gajos.

E assim chegamos a este belo tema. É a glória.




Letra:
How does it feel
To treat me like you do
When youve laid your hands upon me
And told me who you are

I thought I was mistaken
I thought I heard your words
Tell me how do I feel
Tell me now how do I feel

Those who came before me
Lived through their vocations
From the past until completion
They will turn away no more

And I still find it so hard
To say what I need to say
But Im quite sure that youll tell me
Just how I should feel today

I see a ship in the harbor
I can and shall obey
But if it wasnt for your misfortunes
Id be a heavenly person today

And I thought I was mistaken
And I thought I heard you speak
Tell me how do I feel
Tell me now how should I feel

Now I stand here waiting

I thought I told you to leave me
While I walked down to the beach
Tell me how does it feel
When your heart grows cold
(grows cold, grows cold, grows cold)

No comments: