28/04/2006

Carta ao Chico

Um post dedicado ao Prof. Francisco Louçã.
Caro Chico
Faço-te uma pergunta: tu alguma vez sorris, ou achas piada a alguma coisa? Serás capaz de levar algumas coisas na desportiva? Relaxar um bocadinho, nem que seja por alguns momentos?
Faço-te esta pergunta porque vejo-te sempre com cara de quem sofre de uma prisão de ventre daquelas bem atadinhas (ou de quem sofre de uma caganeira também épica). A mania que tu tens de falar sempre ao ataque e com agressividade e arrogância, sinceramente, está a perder o efeito. A sério. Quanto mais te irritas e mais levas as coisas a sério e mais te chateias, menos as pessoas te levam a sério. Vai por mim.
Ontem vi-te no debate mensal no parlamento. O teu estilo é inconfundível. Atacar, atacar, atacar. Mesmo que concordes na generalidade com a proposta apresentada, tens que atacar sempre qualquer coisa, indo muitas vezes às minudências. Não deve haver uma única vez que o governo vá ao parlamento e que tu não estejas lá, qual gorila com uma poia na mão, pronto a cobrir o engenheiro primeiro-ministro de uma saudável dose de fezes. Mas já agora podias fazê-lo com mais educação. Enquanto discursavas, ninguém te interrompeu sob forma alguma. Tiveste campo livre. Enquanto o Sócrates falava, mal ou bem, concordadno ou não com o que ele dizia (isso agora não vem para o caso), tu não paraste um minuto, mas NEM UM MINUTO, de mandar bocas e bitaites enquanto ele falava. Dois pontos: um, é uma grande falta de educação interromper os outros, dois, estão lá mais 229 macacos na Assembleia. Ele não está a falar só para ti, por isso transformar um discurso dele (ou de qualquer outro) num diálogo contigo demonstra alguma prepotência e mesquinhez.
Também te poderia ajudar, talvez, seres ligeiramente mais positivo nalgumas coisas. O elogio para ti é uma coisa muuuuuuuuito difícil. Mas mesmo. Dass! Para ti está sempre tudo mal, ninguém faz nada, ninguém se mexe, todas as medidas tomadas são para piorar e não melhorar,, etc etc etc. Haja pachorra.
Ah, e da próxima vez que houver uma cerimónia, vai bem vestido. Talvez não saibas o que CERIMÓNIA quer dizer, mas uma visita a uma biblioteca por certo ajudar-te-á a tirar todas as dúvidas.
E por último, o Cavaco fez um discurso mais à esquerda que os discursos mais à esquerda do Sampaio e do Soares. Lá porque não gostas do homem (estás no teu direito), não implica que tenhas que odiar tudo o que sai da boca dele. Não aplaudires ou levantares-te quando ele fala (que é SÓ a figura máxima deste país) revela uma tremenda falta de respeito. Mas isso já tínhamos estabelecido atrás que não tinhas muito. O que o teu partido e o PCP mostram são maus fígados pela vitória dele. É uma democracia (o que tu gostas de usar essa palavra, pá...), a maioria dos eleitores escolheu-o a ele porque confiam nele, de certeza. Vê lá se consegues respeitar isso, ao menos (já que a ele, tá visto, não vai ser possível). Esta mania da esquerda mais esquerda de tratar a presidência da república como se fosse propriedade exclusiva... ui, dá-me cá umas urticárias.
Aceita isto como crítica construtiva, Chico. Tu e o teu partido só terão a ganhar com algumas mudanças subtis.
Cuida de ti.
Abraço
P.

No comments: