08/11/2009

Francamente, só neste país - 3

Comida:

PORTUGAL - Não preciso falar, pois não? Imensa variedade de peixes e carnes, cozidos, assados, estufados, grelhados, fritos, variedade grande de vegetais, etc etc etc.

EINDHOVEN - (e não só, resto da Holanda no geral): Muitos restaurantes e até, p.ex. pizzarias, não abrem à hora de almoço. Os almoços costumam consistir de sandes (única variável: abertas ou fechadas), afogadas em manteiga e/ou mostarda (muita gente usa as duas ao mesmo tempo), e com uma singela fatia de fiambre ou queijo, mistas são raras. Acompanham com leite ou karnemelk, que sabe a e parece-se com leite que já passou o prazo e está azedo. Variantes incluem um ovo cozido, fatiado sobre o pão, ou um tomate pequeno, igualmente fatiado no pão. Sandes com alface são... mais uma vez, raras.

Comem imensa porcaria entre refeições, quase tudo frito: batatas fritas (patat ou friet), croquetes feito de puré de batata e carne, bitterballen, frikandel, etc. Quase sempre afogados em maionese, mas a maionese aqui é mais rica e sabe melhor que a que existe em Portugal.

Ao jantar, vem o único prato quente do dia: CARNE. Invariavelmente cozida. Pode ter molho ou não. Pode ser uma peça, ou uma almôndega solitária, mas de grandes dimensões. Acompanha batata cozida e um outro vegetal (apenas um) igualmente cozido, saladas são coisas que se comem em restaurante franceses. Agora no inverno há uma variante chamada stamppot, em que as batatas e o vegetal são transformados em puré.

Gostam muito do seu cafézinho. São capazes de beber várias chávenas por dia, em casa, no comboio (quando há catering móvel, p.ex.), nas estações, nos empregos and back again.

Culinariamente, é um país pobre. Não tem muito peixe (excepto no norte), embora gostem muito de comer arenque cru. Não consigo comer isso, porque sempre que me aproximo dessas bancas o cheiro a pexum velho me inibe de me aproximar. Aliás, encontrar peixe fresco em Eindhoven é mentira. É quase impossível.

8 comments:

Restelo said...

Ahahahah! EU por acaso não desgostei do Karnemelk. Aqui os bifes também comem muito mal (sandes ao almoço e montes de batatas fritas e chocolates), mas acho que os Dutch ainda são piores!

wednesday said...

Claro que faltou dizeres na parte do café que deve ser água suja, não?

Anonymous said...

olá!

Bem vindo a eindhoven,eheheh!
A comida vai ser sempre o problema, mas acho que acaba por ser sempre umas das questões centrais em qq pais!
Peixe encontras com "dificuldade" no mercado, mas digo-te que já comprei boas douradas!

Mariana

Headache said...

Olá Mariana.

O peixe no mercado é uma coisa fantástica, não haja dúvidas... principalmente quando já tem os olhos metidos para dentro.

É bom saber que somos uns quantos portugueses em Eindhoven :) Trabalhas, estudas...?

@Wednesday: o café não é assim tão mau, não gostam é de bicas. Eu pessoalmente também prefiro um café maior, para ir bebendo com calminha (e tu bem sabes como eu gosto dos cafés maiorzinhos... :P )

@Restelo: ao menos os holandeses são magrinhos :P :P :P

Anonymous said...

Olá,

Eu sei a que te referes, na maioria das vezes é dificil encontrar peixe, mas já comprei bom peixe, sem olhos para dentro ;) e por incrivel que pareça foi no mercado (se tb fores aos nossos mercados, as vezez tb vês coisas dessas)...agora é preciso procurar e bem!

Eu vou trabalhando,o meu namorado está a fazer um phd tue/philips! e tu?

Mariana

Headache said...

A minha namorada está a fazer um post-doc na TU/e, e conhece uma Mariana por lá, daí ter perguntado se trabalhavas ou estudavas (podíamos estar a falar da mesma pessoa, afinal...)

Eu cá trabalho em Leiden... ir e vir todos os dias. Um gao habitua-se a passar 1/6 do dia no comboio. Digamos que dá para pôr a leitura toda em dia.

Ah, e já comprei peixe bom no mercado também. Uns robalinhos selvagens do mar do Norte, yum yum!

Anonymous said...

Não, eu não estou na Tue, vou começar agora um estagio na philips, mas não sou engenheira, o que dificulta um pouco as coisas, pelo menos em eindhoven!

Andorinha said...

Olá!
Esta conversa entre a minha amiga Mariana e alguém que até deve conhecer a minha amiga Luna, é fixe ;)
Já vi q tb cá estás desterrado e que adoras a vertente culinária e afins desta gente. Tenho uma recomendação pra ti, mesmo que não gostes de ler. Vais engolir o livrinho do J. Rentes de Carvalho que se chama: Com os Holandeses.
Foi escrito em 71, revisto em 81 e 95% do livro é completamente aplicável. É a visão de um Português sobre os Holandeses, e é lindo! Vais gostar muito.
Qq coisa, a comunidade na Tuga na terra dos Dutch tá ao dispôr. Beijinhos, Sofia