08/09/2009

"Francamente, só neste país!" - II

Hoje vou falar de:

Recolha de Lixo e Reciclagem

PORTUGAL - Em Portugal, na maioria das localidades, a recolha do lixo é diária. Começam a aparecer cada vez mais os depósitos enterrados, que não são recolhidos diariamente. Mas sempre temos a oportunidade de livramos-nos diariamente do lixo produzido. E em termos de reciclagem, também a podemos depositar no ecoponto de acordo com a nossa conveniência. Há ecopontos para vidro, embalagens, papel e pilhas. Também já há pontos de recolha de aparelhos eléctricos.

EINDHOVEN - O sistema é misto. Para quem tem a sorte (?) de morar num complexo de apartamentos ou residência universitária, existem depósitos enterrados, mas que só se conseguem abrir com um cartão dado pela câmara municipal (isto para evitar que os vizinhos ponham lá lixo, onde é que isto já se viu). Apesar de ser proíbido largar sacos junto a estes contentores, isso não impede os holandeses de o fazerem de qualquer maneira - desde que a polícia não os apanhe. Na rua onde estou a morar agora, os sacos de lixo (pretos, máximo 40 litros e 15 kgs) são recolhidos semanalmente às terças. Na maioria de Eindhoven, no entanto, a recolha é QUINZENAL. Ou seja, e tendo em conta que muitas casas holandesas são pequenas e não terão arrecadação, implica estar a armazenar sacadas de lixo mal-cheiroso durante 15 dias em casa.

Ecopontos não há. Há uns vidrões peculiares, com aberturas diferentes de acordo com a côr do vidro que se vai depositar. As embalagens vão no lixo doméstico (grande parte das garrafas de vidro e plástico têm depósito), e o papel é recolhido atado em maços (sem saco de plástico à volta) todos os 15 dias também. O que me faz pensar que se alguém deixar um molhinho à noite e chover como é típico nestas teras vamos acabar com as ruas cobertas de papa de aveia, mas enfim...

Vantagem: Portugal, evidentemente.

No comments: