31/03/2007

Inland Empire, finalmente

Eu até nem sou de participar em concursos, mas ontem tentei por duas vezes ganhar convites para a ante-estreia do novo filme do Lynch.

Desejem-me sorte!

27/03/2007

Ironias(?) do destino...

Esta manhã na SIC Notícias, aconteceu algo insólito:

Imagens: Acampamento de ciganos revoltados
Caixa de texto: "Crise no CDS-PP"

Coincidências?
Ou um realizador com sentido de humor?

26/03/2007

A minha colega que está no Japão...

...teve uma sorte daquelas. Ou como se diz na gíria, uma vaca do caraças.
Então não é que, dois dias antes deste grande terramoto, ela esteve em Tokyo?
E nesta semana que passou andou a passarinhar pela zona mais afectada pelo sismo?
Calhou estar muito deslocada para sul no dia do tremor... Hiroshima.

GRANDE SORTE!

25/03/2007

Som #44 - O longo caminho de um actor

Hugh Laurie - Mistery

Para ver, e aproveitar as legendas em português!

24/03/2007

Ficaste a olhar, não foi?

Quando o Quaresma chuta assim, nada há a fazer...

O que este jogo está a precisar

é do Fernando Couto para ir lá cortar algum mato.
O Costinha também não estaria ali mal.

Oh que c*****o...

Porque é que puseste a Maria Amélia sozinha a jogar na frente, Scolari???

18/03/2007

Duas coisas e meia que me meteram nojo neste fim-de-semana:

1 - Todo o espectáculo montado para o regresso a casa da bébé que tinha sido raptada no Hospital de Penafiel, que incluiu uma ameaça de invasão por parte da população. Cambada de ignorantes, que não sabem respeitar o espaço pessoa e a privacidade dos outros, mesmo que seja com as melhores intenções. Há limites, caralho!

1 1/2 - A bébé vai ter o lindíssimo e ultra-inspirado nome de Andreia Elisabete! Há limites, caralho!

2 - Mais alguém viu uma gigantesca bandeira azul com uma suástica atrás da baliza do Ricardo durante a primeira parte do jogo de ontem? E eu que pensava que as bandeiras e faixas eram obrigatoriamente inspeccionadas antes de entrarem nos estádios... Há limites, caralho!

FUCK YEAH, IT'S ON!!!


Grande prémio da Austrália esteve aí. Primeiras impressões:

1 - A Ferrari não sentiu grande falta do Schumacher e estiveram a milhas dos restantes carros.
2 - A McLaren voltou a descobrir como se faz um carro que não se desintegra quando alguém espirra para cima dele, e tem um estreante (Lewis Hamilton) que vai longe, muito longe. O puto é brilhante
3 - A Williams também descobriu como fazer um carro que dá mais que duas voltas ao circuito.
4 - A Honda viu a sua equipa B (Aguri Honda) correr bem melhor que eles próprios, além de ter a pintura mais hipócrita de todos os tempos.
5 - O Monteiro saiu da Spyker, e parece que ainda bem, porque se já eram lentos no ano passado... este ano estão a bater o recorde de tartaruga do pelotão.

Venha daí a Malásia!

15/03/2007

Simbiose: Ou quando uma música passa a pertencer idelevelmente a um filme.

Baseado no Kill Bill que passou há uns dias atrás na TVI (obrigado pela lembrança, Luna) e por este artigo, lembrei-me de fazer este post sobre músicas que, para mim, ficaram irremediavelmente a pertencer ao filme onde passam.

1 - Steeley Dan - Stuck in the Middle with you, de Reservoir Dogs
Acho que não há muito a acrescentar, esta música, juntamente com o Little Green Bag não sobrevivem longe do Reservoir Dogs. Com fatos pretos e óculos de sol. E andares lentos. E orelhas cortadas com banhos de gasolina para arrematar.

2 - Dick Dale and his Del-Tones - Misirlou; Urge Overkill - Girl, you'll be a Woman, ambas de Pulp Fiction
Mais um filme de Tarantino, e mais duas músicas que nunca mais foram as mesmas. As overdoses de heroína passaram a ser incirvelmente mais cómicas ao som da segunda música. E já que falamos em overdoses de heroína, vem aí o filme seguinte...


3 - Iggy Pop - Lust for Life; Underworld - Born Slippy, ambas de Trainspotting
Aqui discordo do artigo, a música do Iggy continua a ser conhecida por muita gente que não a associa ao filme, até porque este filme teve divulgação algo limitada na Europa e em partes dos USA. Quanto à segunda música, obviamente ninguém lhe ligaria um boi se não fosse a cena final. E a cena final não seria a mesma sem o Born Slippy. Com um grande sorriso! :)

4 - Nancy Sinatra - Bang Bang (My Baby Shot Me down), de Kill Bill
A Nancy até podia não ter nem um décimo da capacidade vocal do grande Chico Beto Sinatra, mas neste pequeno número, com uma singela guitarra com vibrato como acompanhamento, ela consegue transmitir todo o sentimento e melancolia pretendidos sem grande esforço aparente. Brilhante.

5 - Eric Clapton - Sunshine of Your Love, de Goodfellas
Para mim esta música pode não ter sido roubada pelo filme, mas é a música do filme. Um zoom in extremamente lento sobre o Robert De Niro marca o início, com o riff de guitarra inconfundível. Um filme a não perder sob circunstância alguma, mesmo que não se goste de filmes de máfia - só os aspectos técnicos da coisa levam um cinéfilo ao céu. Aquela montagem, aquela montagem!!

6 - Pixies - Where Is My Mind?, de Fight Club
Depois de 2 horas de filme, carregado com o score electroinstrumental dos Dust Brothers - frio e certeiro, o final surge com esta maravilhosa melodia suave sobre guitarra acústica e Oooh-ooohs. O grande antídoto para tanta electricidade. Onde estava a minha cabeça, de facto...?

7 - Alabama 3 - Woke Up this Morning, de The Sopranos
Quem eram os Alabam 3 antes de fornecerem o tema de abertura dos Sopranos? Ninguém.
Quem passaram a ser depois disso? Continuaram a ser ninguéns. Pouco mais se conhece vindo deles, mas este genérico fica para sempre.

8 - Julee Cruise - Falling, de Twin Peaks
Mais uma música a fazer de genérico, mas o mais triste é que o genérico desta série tinha a voz dela cortada! Continuou a ser uma quase ninguém. Mas um brilhante genérico com os "quadros com movimento" típicos do Lynch marcaram para sempre esta música no cérebro de toda uma geração.

9 - Simon & Garfunkel - Mrs. Robinson/Scarborough Fair/Sound of Silence, todas de The Graduate
Escusado será dizer que a primeira música até já existia antes do filme, mas foi alterada para retratar a personagem principal feminina da história. Desde então, só existe esta versão e mais nenhuma, o que demonstra o poder do filme.

10 - Queen - Bohemian Rhapsody, de Wayne's World
Quando Wayne e os amigos entram no carro e metem a cassete no rádio, os Queen perderam para todo o sempre toda a possibilidade de a verem ser levada a sério. Cinco geeks a harmonizarem as suas vozes e a fazerem headbanging em sincronia revitalizaram este velho número de 1975.

11 - Hot Chocolate - You Sexy Thing, de The Full Monty
Digam lá, quando ouvem esta peça ficam sempre a pensar em ingleses envelhecidos, flácidos e com dentes tortos a usarem fardas de polícia, não ficam? NÃO FICAM???!!?!

12 - Simple Minds - Don't You Forget About Me, de The Breakfast Club
Ha! You just got yourself another day in detention!

13 - Richard Strauss - Also Sprach Zarathustra, de 2001: A Space Odissey
O facto de muita gente não saber que a música já existia há um porradõa de tempo antes do filme diz muito sobre a associação entre som e imagem neste caso. Aliás, muita gente deve julgar que foi composta para o filme. Excelente uso também do Danúbio Azul.

14 - Samuel Barber - Adagio for Strings, de Platoon
Outra peça clássica que fica para sempre ligada a uma das cenas mais emblemáticas deste difícil filme sobre o Vietnam. Difícil não imaginar um balázio nas costas.

15 - Aimee Mann - Wise Up, de Magnolia
(sem comentários)

16 - Frankie Valli - Blue Velvet e Roy Orbinson - In Dreams, de Blue Velvet
A música é dos refundidos da década de 60. O filme é de 1986.
A música é indissociável do filme dsde então. Com formigas á mistura, e ataques cardíacos e pássaros à janela. Mais um filme à Lynch. O Roy Orbinson fica a dever um forte revivalismo na fase final da sua carreira não só a esta música neste filme, mas também ao Pretty Woman.

17 - Chris Isaak - Wicked Game, de Wild at Heart
Mais um Lynch. Viagens nocturnas e estradas abandonadas.

18 - Gary Jules - Mad World, de Donnie Darko
Hoje vi o original dos Tears for Fears. Esta versão é infinitamente superior.

19 - Roy Orbinson - Pretty Woman, de Pretty Woman
Ver ponto 16.

20 - The Jesus and Mary Chain - Just Like Honey, de Lost in Translation
Last but not least, uma música que é completamente pretensiosa quando ouvida sozinha. Quando acompanha o final triste-mas-ainda-há-esperança do filme, transforma-se no final ideal e damos graças a alguém por se ter lembrado deste emparelhamento.

EDIT: 21 - Damien Rice - The Blower's Daughter, de Closer
Sofre um bocado do complexo de música-de-ir-ao-cú-em-filme-de-gaja-ou-pelo-menos-arraçada-disso, mas prontos, ficam para sempre associados um ao outro.


Se se lembrarem de mais alguma música que tenha ficado ligada para sempre a uma cena de filme, chutem, pode ser que faça edit ao post e venha para cá ;)

14/03/2007

Dentro em breve...

...podereis tratar-me como Pedro R. Almeida.
Ontem submeti o meu primeiro (e às tantas, único) artigo para publicação.

O nome de guerra acima foi escolhido pelo meu chefe, não tenho nada a ver com o assunto.
Daqui a uns meses voltaremos a falar.

09/03/2007

A verdadeira origem do Batman...



Sinais que se anda a trabalhar muito e/ou a dormir pouco

1 - Ir ver o Macbeth ontem à noite e perder a segunda parte quase toda porque dormir era mais importante do que ver aquela chachada (desculpem-me os puristas, mas é mesmo!)

2 - Acordar com ainda mais sono do que quando nos deitámos.

3 - Passar 13h ou mais no local de trabalho, todos os dias. Levar trabalho para casa para ir adiantando no fim-de-semana.

4 - As únicas actividades desenvolvidas em casa consistem em jantar e dormir. Leitor de DVDs e Playstation2 a acumular pó a ritmo impressionante.

06/03/2007

Pronto, pronto... já chega!

Já voltei! ao fim de muito tempo sem postar nada e só ir fazendo um comentário aqui ou ali! A pedido de algumas hostes, penso eu de que, ou se calhar esqueci-me dos medicamentos esta manha outra vez! BOLAS!
Para quem nao sabe quem sou ou por onde ando, ver um qualquer post do ano passado por voltas de Marco ou Abril (nao tenho c cedilhado, nem til! azar!) e talvez mais tarde também. E o nome porque sim e mai nada! sao giros e tal! e fiz parte do grupo que entrou no Batman begins, só para informacao geral!

Mas passo a explicar: (dá trabalho ver os arquivos...) como outros célebres contribuintes no mundo Blogosfera, encontro-me no único país do Mundo, onde as bolas de Berlim sao uma bodega... cadê o creme de ovo? só geleias de frutas variadas e, num momento estranho, já me passou pelo dente uma bola de Berlim com recheio de chocolate! Estes "boches" nao batem bem do juízo... Por outro lado, sao boas companhias para ver futebol e beber "jola", muita "jola" mesmo! Desafio qualquer bom bebedor de Minis!
E voltei para estas terras na altura da neve e... NAO HÁ NEVE!!!! pude apenas fazer o papel de "tigre das neves" por meia dúzia de dias. E já lá vai o tempo... Só para me contrariar estes gajos... Nao, nao tenho a mania da perseguicao...

hei, quem sao vocês? was ist das? AAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHH.....................

05/03/2007

Pura demagogia

Hoje, ao entrar no meu local de trabalho, deparei-me com um cartaz da CGTP com os chavões habituais. Aliás, desde que a Central foi fundada que não devem ter mexido naquilo, por isso para eles basta-lhes mudar a data para 02 de Março 2007, etc. sempre que queiram fazer manifestações.

E irrita-me a tinta vermelha.
E irrita-me ler frases como "nas urnas, vamos castigar este governo e os que lá estiveram antes", partidarizando (erradamente) uma luta de uma classe. Parasitagem de um certo e determinado partido. Adeus independência. E com ela vai a credibilidade.

Acho que o maradona exprime bem melhor o sentimento aqui.

04/03/2007

Eu, Pedro, me questiono...

...porque é que há tantos bloggers que se escondem no anonimato da alcunha escolhida e não se apresentam pelo nome, nem que seja um vez? Ou chegam até ao cúmulo de se cortarem da imagem quando mostram fotografias de situações que viveram nos seus blogs?

Já usei o meu nome aqui antes.
Já postei fotos com a minha cara.

A maior parte dos leitores conhece-me pessoalmente.
QUem não conhece, passa a conhecer. E daí não vem grande mal ao mundo.

André, andam à tua procura!

Mais umas estatísticas brilhantes do Statcounter:

drill down312.00%desenhos para pintar do noddy
drill down28.00%homens tesudos
drill down28.00%andré pinto alfeizerão
drill down28.00%cárdia incontinente
drill down28.00%ganhe peso
drill down14.00%sinal obrigatório usar mascara
drill down14.00%o que é cardia incontinente?
drill down14.00%tenho h. pylori o que deve tomar
drill down14.00%manias dos alemães
drill down14.00%dreads na cabeça feminina
drill down14.00%sinal obrigatório usar oculos de protecção
drill down14.00%tool
drill down14.00%videos tesudos
drill down14.00%fots em que cher aparece gorda
drill down14.00%ureia amoníaco dioxido de carbono
drill down14.00%cardia incontinente
drill down14.00%fatos de treino na sportzone
drill down14.00%nascido em famalicão da nazaré
drill down14.00%obrigatorio usar protecção

1 - Desenhos para pintar do Noddy? Aqui não é, de certeza. Aliás, ouvi dizer que a Floribella ia ao ar já esta semana. Se pudesse arrastar o boneco efeminado com barrete ridículo com ela à medida que cai no poço negro do esquecimento, só nos faria um favor.

2 - Continuam à busca de homens tesudos. E continuam a vir cá parar. Aliás, quantas mais vezes escrever homens tesudos, mais a página sobe no ranking do Google, por isso vou só escrever homens tesudos mais uma vez: homens tesudos.

3 - André! Granda maluco! Não te bastava estares na Holanda, teres feito uma viagem invejável pela América do Sul e seres um grande porreiro, ainda cá vem gente parar aqui à procura de ti (ou de outro André Pinto, whatever).

4 - Muitas buscas sobre problemas gástricos. He he, oh malta, podem mandar um e-mail para ELO _ MAIS _ FRACO [AT] HOTMAIL [DOT] COM que eu tiro-vos as dúvidas que souber.

5 - Fatos de treino na SportZone... hmmm, já tentou procurar no site deles? Costuma ser melhor, e tal...