06/09/2009

"Francamente, só neste país!" - I

Quem, de entre os portugueses nunca usou a expressão em título? Quem?
Se havia coisa que me irritava (e ainda irrita) é estar em Portugal e ouvir uma bojarda destas. Aborrece-me solenemente. Normalmente é rematado com "no estrangeiro isto não aconteceria". A isso eu respondo: o c-a-r-a-l-h-i-t-o. Claro que há diferenças regionais, mas o nível de eficiência médio será mais ou menos nivelado.

Esta rubrica vai ser dedicada às semelhanças e diferenças entre Portugal e os Países Baixos*. Bom, mas inicio esta rubrica precisamente com uma diferença.

Recepção ao caloiro nas universidades

PORTUGAL - Pintar selvaticamente a cara aos bezerrinhos de leite. Atá-los com cordas, lenços, papel higiénico, o que calhar. Gritar impropérios e insultos, tratando-os como pessoas de escalão inferior. Exibir tiques de despotismo. Etc. Humilhação no geral. E ainda "convidá-los" a pagar umas rodadas aos veteranos (estou a falar da minha experiência no IST, nem vou entrar pela praxe de Coimbra que isso dava para uma tese).

EINDHOVEN - Na Universidade Técnica de Eindhoven (TU/e), a recepção ao caloiro começa 15 dias antes do início das aulas. Nestes 15 dias há concertos, sessões de esclarecimento, podem comprar livros e sebentas e cadernos e bicicletas à vontadinha, sem pressas. Há imensas festas no campus e fora dele para integração, onde a cerveja é grátis. Não se humilha as pessoas. Para os que são fora de Eindhoven (e para os que são de ca também, presumo), há jogos tipo peddy-paper para ficarem a conhecer a cidade (bares, supermercados, monumentos, etc.).
Nota: como a cerveja é grátis, não falta quem beba demais, obviamente. Inicia-se a carreira académica ao mesmo tempo que se inicia o hábito de beber copiosamente.


* Países Baixos é a denominação correcta. Eu não vivo na Holanda, que são duas províncias no Norte, vivo no Brabant.

1 comment:

wednesday said...

Por isso mesmo, só neste país... lol:P